Notícias
Taxa para entrada na europa

Publicada em: 22/07/2025 16:18:28
Turistas do Brasil e EUA terão que pagar mais para entrar na Europa; entenda o motivo
União Europeia quer triplicar taxa de entrada para turistas de países isentos de visto
Viajar para a Europa deve ficar mais caro a partir de 2026. A Comissão Europeia propôs o aumento da taxa de autorização de entrada para turistas de países que hoje são isentos de visto, como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. O valor, atualmente em 7 euros, pode subir para 20 euros com a entrada em vigor do ETIAS, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem.
A cobrança será obrigatória para quem deseja visitar o bloco por até 90 dias, em viagens de turismo ou negócios. Segundo a proposta, que ainda precisa do aval do Parlamento Europeu e do Conselho, o aumento tem como objetivo reforçar o orçamento da União Europeia dentro do plano financeiro que vai de 2028 a 2034. A expectativa é arrecadar cerca de 300 milhões de euros extras por ano com a mudança.
O ETIAS deve começar a funcionar no último trimestre de 2026 e será obrigatório para cidadãos de 30 países isentos de visto. O sistema exigirá o preenchimento online de um formulário e a aprovação antes do embarque. Crianças e adolescentes com menos de 18 anos e idosos acima de 70 seguem isentos da taxa.
Diferente de outras decisões sobre finanças europeias, essa mudança não precisa da aprovação unânime dos Estados-membros, o que pode acelerar o processo e torná-la efetiva mais rapidamente.
A União Europeia é formada por 27 países-membros, que integram o bloco político e econômico. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.
Fonte original: www.mercadoeeventos.com.br/noticias/destinos/turistas-do-brasil-e-eua-terao-que-pagar-mais-para-entrar-na-europa-entenda-o-motivo/
Publicada em: 22/07/2025 16:18:28 | Mais notícias | Voltar
Fonte: www.mercadoeeventos.com.br - Por Felipe Abílio - Publicado - 21/07/2025 - 12:06
